22 August, 2011

Projecto 4 - Maria João Lourenço

A coisa gira de ter um blog é poder (também) dar espaço a pessoas que admiro. Assim, todas as segundas-feiras o Menina Rapaz abre a porta e desafia alguém a escolher 4 coisas que o inspiram.

A convidada de hoje é a Maria João Lourenço. Quando vou sair tenho duas opções: ou faço pesquisa nas agendas de eventos ou falo com a Maria João para saber o que vale a pena ir ver. É que ela é a pessoa que conheço que mais concertos frequenta e (quase) todos a que vai são bons. "Quando as luzes se acendem e quando o palco se enche de vida, há um momento que é só meu e em que normalmente tudo o resto se esquece, nem que seja durante aquelas breves horas". Trabalha como gestora de conteúdos numa empresa em Lisboa, mas deveria mesmo era ter um emprego no mundo da música. E, porque a Maria João é a primeira convidada a escrever e a explicar as suas escolhas, não me alongo mais. (Só tenho mesmo que acrescentar que ela é muito simpática).


1. Mafalda
Estava indecisa entre falar na Mafalda ou no Calvin & Hobbes, mas ganha a Mafalda, porque me acompanha há mais anos. Não há nada mais inspirador do que esta miúda e o seu sentido de humor, para nos fazer pôr tudo em perspectiva e dar umas boas e saudáveis gargalhadas.




























2. A música
Quem me conhece sabe que são poucos os concertos que me escapam, porque é nesse contexto que mais aprecio música, ao vivo, na apresentação, na comunicação e na partilha do que se apresenta em cd ou vinil. Podia escrever páginas e páginas sobre os espectáculos a que já assisti (algumas centenas), emoções, curiosidades, pormenores engraçados, aspectos positivos e negativos, mas o mais importante é (lá vou eu cair em clichés) quando as luzes se acendem e quando o palco se enche de vida, há um momento que é só meu e em que normalmente tudo o resto se esquece, nem que seja durante aquelas breves horas.























3. Ouvir
O espaço para a conversa, num tempo sem tempo. Tenho saudades das histórias da minha avó (muitas saudades) que me ensinou a ouvir. Quando todos gostam de intervir, de se atropelar, de interromper, eu gosto de ouvir e de respeitar os tempos de uma conversa. E o que me irrita alguém que está constantemente a interromper...























4. A cultura portuguesa
Adoro a gastronomia, os vinhos, os azulejos, os xailes, o fado, os galos de barcelos, os bairros populares, as aldeias históricas, os aventais e os tamancos, as rugas e os carrapitos das velhinhas (e é tão enternecedor quando nos tratam por menina), os rios, a calçada portuguesa, a arte sacra, o mar, as casas e a louça alentejana, o sol, o Santo António (e podia continuar até vos aborrecer), o ser português, sem nacionalismos, com tudo o que tem de bom e com muito carinho e apreço...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...