16 September, 2011

A Capital

Eça de Queirós é um dos meus escritores portugueses preferidos. Durante muito tempo foi mesmo "o" meu escritor português preferido, mas a verdade é que agora gosto também muito do José Saramago. Como já tinha dito aqui, os livros do Eça de Queirós são a minha escolha indubitável quando estou doente ou a precisar de conforto. Os meus favoritos são O Primo Basílio, A Tragédia da Rua das Flores, A Cidade e as Serras e A Capital.
A Capital foi publicada postumamente e relata a deliciosa história de um rapaz da província que, após receber em herança um par de contos de réis, vem para Lisboa sonhando apaixonar-se, ser poeta e frequentar o high-life. Entre o que imagina encontrar e a realidade alfacinha vai uma distância enorme e, um a um, todos os seus sonhos se desvanecem. Bem-escrito e com um sentido de humor maravilhoso. E, é um lugar comum dizê-lo, mas também muito actual.
(em baixo: Eça de Queirós lê na sua casa de Neuilly - c. 1893)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...